A venda de portáteis em Portugal disparou no ano de 2008. De acordo com dados divulgados pela consultora IDC, foram vendidos 1,33 milhões de aparelhos, o que representa 81 por cento do total de PCs vendidos.
Segundo o mesmo documento, o crescimento do mercado nacional de PCs - que inclui portáteis e desktops - teve uma taxa de crescimento de 58,8 por cento, muito superior ao da Europa Ocidental (16,8 por cento). Ao todo foram vendidos 1,63 milhões de PCs, 81 por cento deles portáteis (1,33 milhões).
«É interessante verificar que embora a crise económica estivesse já declarada em Outubro de 2008, a procura de portáteis no último trimestre do ano, registou um crescimento superior a 60 por cento», disse Gabriel Coimbra, Research & Consulting Director da IDC Portugal, citado pelo site da empresa
«Por sua vez, a procura de desktops neste mesmo período apresentou uma quebra acentuada de 25 por cento, que mostra bem a preferência crescente dos portugueses pelos portáteis, num mercado já bastante caracterizado por compras de substituição ou de uma segunda unidade», acrescentou.
A explicação avançada para este aumento da procura foi atribuída aos «programas e.escolas e e.escolinhas», à «crescente concorrência entre fabricantes» e ainda à «introdução no mercado dos mini-portáteis de baixo custo», apontou Gabriel Coimbra.Fonte: IOL Diário
0 comentários to "Mais de um milhão de portáteis vendidos em Portugal"
Enviar um comentário